A Lua de Joana de Maria Teresa Maia Gonzalez - Ler Faz Bem

Classificação: 4 estrelas

A Lua de Joana
Autora: Maria Teresa Maia Gonzalez
ISBN: 9789892700977
Edição ou reimpressão: 04-2011
Editor: PI
Dimensões: 128 x 189 x 9 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 176

A Lua de Joana de Maria Teresa Maia Gonzalez

Joana acaba de perder a sua melhor amiga. Sem saber como lidar com a dor, começa a escrever-lhe cartas. Joana terá de tomar decisões que poderão mudar o rumo da sua vida.

Sem saber ao que ia, peguei no livro de imediato. Foi uma compra impulsiva na Feira do Livro mas que já estava pensada há muito.

De pequena estrutura mas de matéria pesada, a Lua de Joana não deixa nenhum leitor indiferente. A autora pega num assunto tabu e dá-lhe uma certa leveza. A partir daqui há spoilers...

A meu ver, a história teve um rumo inesperado. A Joana mostra-se forte e tenta lidar com problemas familiares ao mesmo tempo que lida com a morte da sua amiga. O facto da família de Joana a deixar de lado e dar toda a atenção ao seu irmão, mostra o quanto as famílias estão desatentas aos comportamentos de risco. Lá por Joana ser uma boa menina, não significa que saiba tomar decisões correctas. Tal como vemos na obra, Joana está sozinha e só com ela pode contar. 

No geral, gostei da obra. Pega em certos assuntos que deveriam ter uma maior abertura em Portugal. Só tenho pena que o pessoal se foque naquela série "13 razões" e deixe esta obra portuguesa de lado.

Pontos Positivos
Pegou num assunto tabu - Suicídio
Não é uma leitura aborrecida
Temos mistério à volta de Marta
Crescemos com a Joana e vivemos as emoções com ela
Faz parte do Plano Nacional de Leitura

Pontos Negativos
As escolas deviam pegar neste tema com mais frequência
Foi criada uma peça de teatro mas acabaram por deixá-la de lado, poderiam pegar novamente e fazer uma tournée pelas escolas, que tal?
Só tenho pena que o pessoal se foque naquela série "13 razões" e deixe esta obra portuguesa de lado



2 comentários:

The Pink Elephant Shoe disse...

Foi um dos primeiros livros que li e deixaste-me cheia de vontade de o reler. É um livro incrível mesmo, acho a leitura tão cativante e fácil.

THE PINK ELEPHANT SHOE

Ana Rita Cortez disse...

Este é um livro que li na infância e ainda hoje me recordo.
Sem duvida que devia ser mais explorado