Mataram a Cotovia de Harper Lee - Ler Faz bem #94

Classificação: 5 estrelas 

Mataram a Cotovia 
Harper Lee
Tradução: Fernando Ferreira-Alves
EAN: 9789896412746
Nº de Páginas: 352
Formato: 15,3 x 23,3 cms


Mataram a Cotovia de Harper Lee
Vemos a história aos olhos de Scout, uma maria-rapaz que só pensa em aventuras juntamente com o seu irmão Jem. Ambos são criados pelo pai viúvo que desde pequenos lhes mostra um mundo real, onde o preconceito não existe e que eles próprios devem ter as suas ideologias. Apesar de viverem numa cidade pacata em Alabama, quando Scout entra para a escola, apercebe-se de uma realidade muito fechada e muito restrita. Não se deixa levar pelas ideias dos outros, o que a ajudará a perceber melhor as ideias que o seu pai defende.
Quando o pai deles aceita defender um negro, ele avisa-os do perigo. Scout e Jem sabem que o pai está a fazer o correcto mesmo tendo a cidade contra eles.

É sempre complicado falar-vos de um livro que tem pouca história e que toda ela capta a nossa atenção. Quando a acção começa é difícil parar a leitura. 
O livro não me prendeu logo ao início, só quando surge a história do crime é que as coisas aquecem e prendem qualquer leitor.  
Se ainda não tem este livro na vossa lista Para Ler, façam o favor de acrescentar. Se já leram as Serviçais este livro remete-nos à mesma época mas desta vez conta a história de um crime que tudo indica ter sido cometido por um negro. Este livro é mais pesado, não tem aquele toque de piada que a Minny nos proporcionou nas Serviçais. 
A escrita é simples, a acção segue toda uma linha temporal que devemos ter em atenção, os pormenores são poucos o que nos faz cair na monotonia da leitura.
Não se sintam obrigados a ler o livro, mas a história faz-nos reflectir sobre certas atitudes de hoje em dia - o racismo.  

Pontos Positivos: O facto de ter continuação. A história é vista pelos olhos de uma criança faz com que o leitor se sinta confortável e se sinta na pele da personagem. A Scout é uma miúda com garra.
Pontos Negativos: Começa por ser muito maçudo. A acção demora a ganhar força.

Frases do Caraças

4 comentários:

Patrícia disse...

Tenho este livro na minha lista "para ler" à demasiado tempo... agora ainda fiquei com mais vontade!

Melanie Moreira disse...

Não conhecia o livro! Mas fiquei curiosa!

Beijinhos
That Girl

Cat disse...

Eu adorei este livro quando o li <3
Realmente a questão de ver este mundo pelos olhos da Scout foi fantástico e mostra como todos nós nascemos iguais mas é o mundo e as opiniões exteriores que fazem com que rejeitemos certas pessoas e ideias!

Unknown disse...

Gosto tanto, tanto <3


Um beijinho dourado,

http://obiquinidourado.blogspot.pt