5 Perguntas que deves fazer antes do novo ano

Com a entrada de um novo ano, todos temos a tendência de criar novos objectivos, mas nem sempre reflectimos bem acerca deles. Este ano decidi fazer uma longa lista de objectivos que abrangem todos os aspectos da minha vida. Mas antes, decidi criar umas regras e perguntei a mim mesma o que deveria fazer. Antes de se atirarem de cabeça, respondam a estas perguntas.


- Por onde devo começar - Queres experimentar ou realizar algo? Se tens um novo projecto em mãos começa por planear detalhadamente. Nunca comeces algo sem ter um plano e se esse falhar tem sempre um de reserva. A tua prioridade é a organização, sem ela não vais a lado nenhum. 


- Quando devo parar? - Cria as tuas próprias barreiras. Se achas que não estás apta para fazer ou acabar uma coisa, não forces. Ninguém te obriga a terminar algo que não queiras. Podes sempre alterar ou modificar os teus objectivos. És tu quem cria as tuas regras e és tu quem diz basta. 


- O que mais devo fazer? - Faz uma lista de actividades ou de coisas que te façam feliz e começa por ai. Não te limites pela tua zona de conforto, ultrapassa os teus medos e conhece novos horizontes. Viver na monotonia não te leva a lado nenhum. Spice your life, como dizem as Spice Girls. 


- O que não devo voltar a fazer? - Algo que já não aprecies mais, algo que odeies. Como disse anteriormente, és tu quem manda por isso se não gostas não toleres. Pensa bem, observa os prós e os contras antes de dares como encerrado algo que já não queres fazer.


- Como correu este ano? - Reflectir sobre o que passou, caso ainda não o faças, está na altura. Observa os lados bons e maus. Reflecte sobre os teus comportamentos, sobre as tuas atitudes. Saber o porquê não concretizaste aquele objectivo e se custa assim tanto. É sempre bom observar os nossos erros e saber se nos serviu de lição. Reflectir sobre os acontecimentos leva-nos a mudar as nossas atitudes. Estamos sempre a aprender, só temos de estar com atenção.

2 comentários:

Cherry disse...

Boas dicas :).
Beijinhos,
Cherry
Blog: Life of Cherry

Letícia disse...

Gostei imenso das dicas!