A ilha de Victoria Hislop - Ler faz bem #73

 Classificação: 5 estrelas

A Ilha
Victoria Hislop
Editor: Livraria Civilização Editora
Edição ou reimpressão: 2007
ISBN: 9789722625388



A Ilha de Victoria Hislop 
Alexis é uma jovem que quer conhecer o passado da sua mãe. Aproveita e tira umas férias para descobrir o que tanto Sofia lhe esconde. Sofia entrega-lhe uma carta e diz para ir ter com a sua amiga Fontini, e que esta lhe contará tudo o que queira saber. Alexis parte para Creta com o seu namorado mas depressa apercebe-se das diferenças entre ambos.
Fontini conta-lhe toda a história, sem que nenhum detalhe fique de fora. Alexis não quer acreditar, mas será esse passado tão obscuro como aparenta?

Tudo começa em 1939 em Pláka, quando Eleni Petrakis descobre que tem lepra e sabe que devido à doença deve ser separada da sua família.
O livro fala da ilha de Spinálonga, perto da costa este de Creta, que serviu de lar aos leprosos entre 1903 e 1957.
A história desenrola-se durante esse período, desde a partida até à cura da doença. Ao longo do livro teremos a oportunidade de conhecer várias gerações e de conhecer o tão temível passado de Sofia. 

A escritora possuiu uma escrita detalhada e simples que nos permite conhecer sítios e paisagens sem sairmos do nosso lugar. Por vezes, temos a sensação de fazer parte da própria família e de sentir a revolta e a paixão que lá é retratada. 
Não é um romance, é mais uma lição de vida, por termos uma passado negro não significa que nada podemos aprender com ele... Tornar algo de mau em algo de bom.

Sabem aquele tipo de livros que quando vocês começam até têm medo de chegar ao fim? A Ilha foi esse livro.
A Izzie emprestou-me e disse-me que estava a perder um bom livro. Ora a moça até que tem bom gosto literário, pois o último que me emprestou foi de rir e chorar por mais. 
Comecei a ler mas a coisa não começou lá muito bem. Todos aqueles nomes gregos deixaram-me confusa mas não desisti e ainda bem. Custou mas foi. 

Pontos positivos: Conhecer lugares sem sair da minha cama. A proximidade que senti com os personagens. Ter a Izzie a recomendar-me estes livros.
Pontos negativos: A minha cabeça não suporta tantos nomes... Pior se forem gregos xD

1 comentário:

C. disse...

por acaso já tinha ouvido falar muito bem deste livro!
Beijinhos,
O meu reino da noite ~ facebook ~ Bloglovin'