Will e Will de John Green e David Levithan - Ler faz bem #54

Classificação: 3 estrelas 

Will e Will
Autores: John Green, David Levithan
Tradução: Inês Castro
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 308
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892328553


Will e Will - John Green e David Levithan
E se, contra todas as probabilidades, encontrasses uma pessoa com um nome exactamente igual ao teu, mas num local bizarro, o que farias? 
Will Grayson e Will Grayson encontram-se numa sexshop em Chicago. Parecendo uma cena de filme, um deles decide que é uma oportunidade rara e que deve significar algo. 
Estes dois personagens não podiam ser mais antagónicos. Vou utilizar a mesma definição do livro para os diferenciar.

Will O.G é um rapaz tímido que tem como melhor amigo Tiny, um rapaz que tem tudo para não ser gay, mas é. Como amiga têm Jane, uma moça com os mesmos gostos peculiares de Will O.G.
Numa noite, este trio decidi ir a um bar ver uma banda, mas Will O.G não tem um B.i falso, por isso vai fazê-lo com Jane. Na hora de o mostrar, o segurança não deixa entrar e só ai é que Will O.G vê que no seu Bi falso a sua idade é de 20 anos. Sim, um B.i falso com a idade errada. Tiny e Jane entram enquanto Will O.G fica num café à espera deles, mas vê uma sexshop e why not?

Will Grayson é um rapaz tímido e depressivo que não dá confiança a ninguém. Tem somente 2 amigos e um deles é online e é o seu maior confidente. A sua orientação sexual ainda não está definida e por isso dá com os pés a Maura - a sua única amiga. Ganha coragem e marca um encontro com o seu amigo online.
Will Grayson tem a sua viagem a Chicago toda planeada e nada pode correr mal, se o local de encontro não fosse numa sexshop. 

O encontro dos Will's 


Podes ler o 1º capítulo aqui

Vi este livro na biblioteca e pensei dar-lhe uma oportunidade. Tenho lido coisas boas e coisas más sobre o livro e para tirar teimas, lá o requisitei. 
Ora bem apesar de alguns erros ortográficos, o livro toca em vários assuntos um pouco sensíveis - Pensamentos suicidas e amor gay. 
Como já li livros dos 2 autores, apercebi-me quem escreve o quê, nota-se bem as diferenças, só lá para o fim é que a coisa complica-se.
Ao longo do livro encontramos algumas músicas, ou melhor, lá para o meio há um musical. Ora bem, há 2 opções: Aborrecimento total ou leitura animada. 
A meu ver as músicas complementam a história, mas por outro era desnecessário.
O livro só se torna interessante quando os dois Will's se encontram e foi a partir daí a minha atenção foi capturada. Houve momentos em que a leitura se tornou aborrecida mas houve situações engraçadas e de reviravolta. 

(spoiler's)

Pontos positivos: Temas tabu. O encontro dos Will's. 
Pontos negativos: Erros ortográficos. As músicas. Nota-se quem escreve o quê.
Frases do caraças

Para quem já leu John Green sabe que o livro está cheio de frases do caraças.

"eu: sabes o que é uma merda no amor?
o.w.g.: o quê?
eu: o facto de estar tão ligado à verdade"

"O amor é o milagre mais comum"

 "A carência nunca é uma boa base para uma relação. tem de ser muito mais do que isso"

"é por isso que chamamos as pessoas de ex, suponho, porque os caminhos que se cruzam no meio acabam por se separar no fim. é demasiado fácil ver um X como uma eliminação, não é, porque não há forma de eliminar uma coisa assim. o X é o diagrama de dois caminhos"

"Talvez haja alguma coisa que tenham medo de dizer, ou alguém que tenham medo de amar, ou algum sítio onde tenham medo de ir. vai doer. vai doer porque é importante"

2 comentários:

Shinobu disse...

Não te costumo dizer isto... mas até parece o tipo de livro que iria gostar.
Beijinhos Tim :)

Patrícia disse...

Adorei a primeira "frase do caraças" e fiquei cheia de vontade de ler!