10 dicas para diminuir a dose... de comida - Bons vícios #12




1. Passar demasiado tempo à mesa - Sabem aquelas jantaradas e almoçaradas onde passas horas e horas à mesa? Estás a ingerir mais comida sem dares conta. São precisos cerca 20/30 minutos para o nosso cérebro perceber que está saciado. Solução? Comer devagar e apreciar cada garfada. Demora o tempo necessário, não só vais comer menos como farás melhor a digestão.

2. Saltar refeições está proibido. Sim comes menos e é possível que emagreças, mas existe a probabilidade de na refeição a seguir comeres o dobro do necessário. Mas também tens as refeições leves, comer muito pouco numa refeição principal (almoço/ jantar), pode levar-te a consumir porcarias antes de ir para a cama...




3. O tamanho do prato importa. Cá em casa temos pratos quadrados e redondos. Uso com mais frequência os redondos, pois levam menos comida. Acreditem que faz diferença. E sabem uma coisa? Quanto mais claro for o prato mais comes, um prato cinzento é o ideal.

4. No lanche do meio da manhã e do meio da tarde deves comer fruta e frutos secos e beber água 15 minutos antes das grandes refeições também vai encher o teu estômago. 


5. Está comprovado cientificamente que se imaginarmos que estamos a comer porcarias enquanto estamos a comer algo saudável o nosso cérebro vai ser o nosso aliado. Há quem coma sopa e imagine que está a comer uma mousse de chocolate, não confio muito nesta teoria mas ok. 

6. Quando vais ao supermercado vais com fome? Não devias. Afasta-te das prateleiras das porcarias, se não compras não cais em tentação. Longe da vista, longe do coração. 




7. Quando estiveres quase a cair em tentação pega num livro e lê... Não acreditas? Temos que nos entreter com algo, pois ajuda a não cometer o pecado da gula. Queres um pacote de batatas? Vai jogar Candy Crush! Queres bolachas com chocolate? Aproveita e vai ao ginásio. Caso não ajude, o melhor a fazer é deixar de comprar essas coisas, poupas dinheiro. 

8. Comer e ver Tv está proibido. Comer deve ser considerada uma tarefa Zen! Deves fazê-lo num ambiente calmo e sereno. Comida e harmonia são aliadas na dieta. Quando estás a ver tv não olhas para o prato e por vezes não dás conta do que comes. Moral da história: à mesa não se vê tv!

9. Separar os vários alimentos que estão no prato, não só vais ver a quantidade que lá tens, como também vais perceber se as quantidades estão bem dividas. Massa para um lado, carne para o outro e salada por todo lado. Uma melhor divisão é igual a uma melhor alimentação.



10. E por último uma óptima sugestão, se estás naqueles dias complicados, coloca um quadradinho de chocolate preto (70% cacau) na tua sobremesa. Relaxa e não vais cometer um pecado... Se a vontade for muita, podes comer 3 quadradinhos... NÃO MAIS!

11 comentários:

Nádia disse...

Boas dicas :)
No entanto, comigo só há uma que funciona: só ter em casa comida saudável. Se tiver chocolates, batatas fritas e outras maravilhas é certo que vou andar sempre a petiscar, e acabo com um enorme peso na consciência.

FME disse...

tenho que tentar a 5 xD opah se há coisinha que eu gosto: é de comer! Não gosto muito de comida mas da que gosto, adoro comê-la! É muito difícil ultrapassar este vício lool

C. disse...

excelentes dicas... ainda por cima tb tou no processo de comer mais saudável, entao isto vai ajudar :)

esperto que nem um alho disse...

Confirmo a maior parte. As que não confirmo, foi por nunca ter experimentado. xD

Mafalda Alves disse...

Quero um big mac :'(

A Pequena Boneca de Trapos disse...

Boas dicas.Já coloco em prática algumas e funcionam mesmo!

Bjxxx

Owlonmars disse...

Faço a maior parte delas por acaso!

Catarina Gomes disse...

boas dicas, o problema é conseguir ahahah

MAG disse...

Adorei as sugestões :) Bem que estou a precisar. Obrigada :)

Maria do Mundo disse...

Excelentes dicas. Já sigo algumas delas.

Tânia Sequinho disse...

Muito boas dicas. ^^