O Menino de Cabul de Khaled Hosseini - Ler faz bem

Classificação: 5 estrelas

O Menino de Cabul
de Khaled Hosseini
ISBN: 9789727088614

Edição ou reimpressão: 12-2005
Editor: Relógio D'Água
Encadernação: Capa mole
Páginas: 336

O livro conta a história de Amir, um menino com posses que vive com o seu pai em Cabul. Hassan é seu amigo, mas também é o seu criado. Participam na competição da corrida dos papagaios e Amir sai-se como vencedor, mas a vitória trará fortes consequências.
Amir tem a oportunidade de intervir para o bem de Hassan mas acaba por não o fazer. Essa mesma atitude moldará Amir para a vida e irá aos poucos acabar com a amizade de ambos. Após uma armadilha de Amir, Hassan e o seu pai saem de casa deixando Amir a sós com o seu Baba.
Graças à Guerra Fria | Guerra do Afeganistão, Amir e Baba acabam por deixar Cabul e partem para os Estados Unidos, onde terão que viver outra realidade.



Foi graças à Izzie que tive oportunidade de conhecer este livro, só mais tarde é que dei conta que era o The Knite Runner. As traduções dão disto, uma pessoa confunde-se e depois é que se apercebe qual é o livro. 
Não é fácil. Não é para todos. É preciso ler este livro com atenção. É preciso estômago para este livro. Todo ele é um círculo de emoções. Quando pensas que não poderia ficar pior, ele fica. Mexe em assuntos pesados, assuntos tabus. Se estás habituada a livros leves e simples, é bom que estejas preparada mentalmente. É uma obra que te levará a pensar e a repensar em certas atitudes. 


A atitude de Amir, penso ter sido tomada pelos ciúmes que sentia pela relação que Hassan tinha com Baba, mais tarde percebe o porquê. A vida de Amir será sempre atormentada pelo passado mas ao longo do livro vemos que o mesmo terá oportunidades para se redimir. 
Gostava de vos dizer mais sem vos estar a dizer tudo, o que realmente vos posso dizer é que não sabem o perdem se ainda não o leram.

3 comentários:

As coisas dela disse...

Ler faz muito bem :)

The Pink Elephant Shoe disse...

Não conhecia, mas deixaste-me com um bichinho!

THE PINK ELEPHANT SHOE

Anónimo disse...

É bom, confirmo, já li! Como são bons todos os livros da editora Relógio D'Água.