Lançamentos Chiado Editora - Janeiro



Más Línguas, Boas Conversas
Autor: Tânia Rei
Número de páginas: 152
ISBN: 978-989-51-9148-2
Colecção: Palavras Soltas
Género: Crónicas

Imagine que está sentado numa mesa de café com um grupo de amigos. Entre um trago e outro de bebida surge um assunto, aleatório e de senso comum, que é desenvolvido entre todos. Atiram ideias, expressam a sua opinião, e, inevitavelmente, riem.


No final, o Mundo não ficou melhor, não há conclusões arrebatadoras, não há certezas irrevogáveis. Apenas continua a haver uma mesa de café, que há-de albergar novos amigos, novas conversas, e novas visões sobre o que nos rodeia.

Assim é o conteúdo deste livro. Ao longo de quase três anos, Tânia Rei partilhou no Jornal Terra Quente e no informativo digital Notícias do Nordeste autênticas conversas de café, em devaneios que oscilam entre a crónica e o texto de opinião.

Puxe uma cadeira, e venha conversar.


Naquele Lugar
Autor: Bruna Florêncio
Número de páginas: 118
ISBN: 978-989-51-9119-2
Colecção: Prazeres Poéticos
Género: Poesia

Versos apaixonantes, abordando principalmente o Amor. A autora dá-nos a conhecer o seu lado romântico e sentimental, através da leitura de diversas poesias marcantes, versos e versos recheados de amor, dor, alegria, tristeza e muito mais.

Está à espera do seu grande amor, vá lendo inspire-se para quando ele chegar. Se já chegou declare-se.

Poesia que muda uma pessoa por dentro, simplesmente por passar os olhos em palavras onde os ingredientes secretos são dedicação, sentimento à flor da pele, amor e carinho…

Delicie-se.




O Bom Português de Neckarsulm
Autor: Leonel C. Barreiros
Número de páginas: 316
ISBN: 978-989-51-9517-6
Colecção: Viagens na Ficção
Género: Romance

Convém saber que, nos anos 60/70, devido a um império enfraquecido, eram muitas as famílias a viverem situações de desespero, chegando à conclusão que, a melhor solução era procurar novos mundos para viver e trabalhar. No turbilhão desses fluxos, encontravam-se três amigos jovens e ágeis que, decidem procurar a Alemanha para onde foram trabalhar. Como quase todos quantos pensavam em emigrar, pensavam regressar um dia e trazerem consigo memórias gloriosas para contar aos seus filhos e amigos. As tarefas laborais que tinham de cumprir, não impedia que fizessem tudo para conhecer o raciocínio de todas aquelas mentes dos mais variados países a trabalharem numa população que rondava os doze mil operários. Contudo, havia mulheres que se deixavam seduzir pelas suas cantorias e à custa dessas floridas amizades, tinham a sorte de conseguir bons passeios pelas regiões mais famosas da Alemanha. Trabalho, saudades, romances e ironias a florirem para o cómico, tudo ganha relevo neste livro recheado de acontecimentos reais. Lembro uma frase que ele não cansa de pronunciar: -- “a pessoa que não lê vive no mundo sem luz”.




Amor e Guerra: de Coimbra a Nambuangongo
Autor: José Ferreira Abrantes
Número de páginas: 466
ISBN: 978-989-51-9822-1
Colecção: Viagens na Ficção
Género: Romance

De Coimbra a Nambuangongo, passando por Seia, Castelo Branco, Lamego e Lisboa, através das páginas deste romance, o autor faz-nos reviver um passado recente que marcou as vidas de todo um povo oprimido pela guerra e amordaçado pela repressão do Estado Novo.

Numa linguagem simples, mas rigorosa, a leitura destas páginas faz-nos mergulhar no ambiente da transição da década de sessenta para os anos setenta, ainda conservador em costumes, mas já permeável aos ventos que chegavam da Europa e dos EUA, abrindo-se à poesia e ao amor, no advento da revolução dos cravos.

A partir de um amor telúrico que se desenvolve entre o Luís e a Inês, dois estudantes universitários de origens sociais distintas, esta história tem ainda o mérito de nos ajudar a entender alguns dos comportamentos marcantes dos meses seguintes ao 25 de Abril, em que a alegria da libertação política se estampava no rosto das pessoas e se fundia nas mais variadas manifestações de amor.




Um - Confissões de um Borra-giestas Divino
Autor: Marco Morais
Número de páginas: 116
ISBN: 978-989-51-7969-5
Colecção: Prazeres Poéticos
Género: Poesia

Deus está em todo o lado e em toda a parte. Tão comum ler e ouvir que até se leva como algo puramente verdadeiro. Isto para uns, porque para outros a negação é constante. Fora dos sítios de culto, fora da liturgia de igreja, 'Um' é um livro que traz Deus ao seu lugar: às pessoas. Desde a rua, às conversas de esplanada, às 'noites' e seus bares, passando pelas paragens de autocarro, 'Um' usa as referências pop contemporâneas em catadupa (música, séries, filmes, futebol...) e inclui a história de uma relação improvável entre um jovem ateu e um ' velho doido' que pensa que é a Palavra viva. Sobre a dualidade e não­dualidade, sobre desejos falsos e reais, sobre verdade e unidade, a história de Diego faz­se transcendendo e acelerando. É ler para... Crer!




As Viagens mais longas do Mundo… as da nossa Comida
Autor: Sandra Inês Cruz
Número de páginas: 62
ISBN: 978-989-774-108-1
Colecção: Literatura Juvenil
Género: Conto

O Sancho, a Aninhas, o Jonas e o Lourenço nunca tinham pensado naquilo. O arroz era uma novidade na Europa??? Houve mesmo um tempo sem batatas fritas???

Na verdade, antes de o avô lhes pedir uma história, eles não tinham imaginado, uma única vez, como seriam os almoços e jantares de há uns séculos atrás nas mesmas cidades onde hoje vivem.

Afinal – descobriram nos livros – recuando umas centenas de anos, as despensas não guar­davam os mesmos alimentos. Muitos deles eram ainda desconhecidos e demorariam a chegar.

Esta é a história da história que 4 meninos descobriram depois do primeiro almoço de férias em casa do avô. Uma história que cruza mares, continentes, tempo e muitos milhões de pessoas. E que hoje pode contar-se enquanto se come um bife com batatas fritas ou se toma, simplesmente, um café.




O Ano Francês
Autor: Daniela S. Antunes Rodrigues
Número de páginas: 184
ISBN: 978-989-51-9519-0
Colecção: Viagens na Ficção
Género: Romance

Pierre voltou a sentar-se e bebeu, qual insano que se tinha esquecido que era. Um trago pelo irmão, que não sabia onde andava, um pela cunhada, um pelo sobrinho e pela esposa, um pela sobrinha, e outro pela sua amada. Não, não, cospe o último que está errado. Tinha sono, o dia tinha escurecido. Que dilemas tinha ele criado, tinha imaginado para explicar tudo aquilo que o rodeava. Lá existia dilema algum, era a crua realidade que fazia a sua entrada no corpo dormente de Pierre. Não há explicação, não há razão que dê sentido à realidade dos outros. Nem à sua, por mais que quisesse. Quando é que, subitamente, deixou de ser aquele que impingia a preocupação e a dor, e passou a sofrer dessas maleitas? (…)

O isolamento era uma bênção que concedia a si próprio, para se poupar a tais tormentas. As palavras que partilhava com os outros encerravam em si um chiste que o agraciava. Estava desperto, e a consciência não se identificava com nada do que via. Não é tal coisa, a loucura? Inadequação de um indivíduo para a vivência social e para as instituições estabelecidas. Oh, se assim fosse, era demente, era excêntrico com orgulho. Não há escapatória, não há fuga possível, e essa claustrofobia leva à clausura. Sim, que aqueles que são enfiados numa qualquer cela já estão, há muito tempo, presos em si próprios. Como sair de dentro de si? Rasgar o peito, deitar para fora as entranhas, morrer, e esperar que haja fuga para a alma, se existir. Haverá escolha, então?




A Mochila de Viagem II – À Conquista da Vida
Autor: Luís Pedro Brites
Número de páginas: 668
ISBN: 978-989-51-9657-9
Colecção: Viagens na Ficção
Género: Romance

Tal como os grandes descobridores portugueses percorreram o mundo, descobrindo novos territórios, o Luís percorreu-o para encontrar o sentido da sua vida, descobrindo que no final, mais que somente encontrar o rumo da existência, o importante foi ter percorrido o caminho da vida, com muita intensidade, estando realmente presente em todos os momentos em que o fez.

Neste segundo livro da trilogia que é a Saga do Luís, são visitados dezenas de locais por todo o mundo, todos eles repletos de diferentes e muito enriquecedoras experiências, cheios de aventuras, algumas muito estranhas, algumas perto dos finais da sobrevivência, muitas e muitas histórias de amor, em vários países e em tantas cidades.

Mas é sobretudo e primeiro que tudo, um grande romance de amor pelo mundo e pelas pessoas, e pela enorme e magnifica dádiva que é a vida, em si, e quanto ela pode ser enriquecedora, com essa enorme paixão pelo incerto, que sempre foi a vida do Luís.




#Deixa-te de Merdas
Autores: Carla Sequeira e Marlene Romão
Número de páginas: 194
ISBN: 978-989-51-9730-9
Colecção: Viagens na Ficção
Género: Ensaio

Nascido de discussões numa mesa cheia de poucas pessoas.
Horas de conversas triviais sobre as bagagens que carregamos em todos nós.
A nossa geração encontra-se, completamente, mergulhada nos medos dos amores fracassados.
Atolada de carências e vivendo relações amorosas; onde a virtualidade torna tudo, intensamente, fugaz e vazio.

Onde pára o amor nos nossos dias?!?
Porquê é que temos medo de tentar novamente?
Reflecte connosco e encontra-te em muitas das páginas…
Sim, esta história também já esteve no palco da tua vida.
Só tens de acreditar que, no final, há (a)mar e (a)mar, e podemos re(a)mar rumo à felicidade!

Sem comentários: