A História Secreta de Donna Tartt - Ler faz bem #79


Classificação: 4 estrelas 

A História Secreta
Autora: Donna Tartt

Coleção: Grandes Narrativas
Nº na Coleção: 609
Data 1ª Edição: 18/06/2015
Nº de Edição: 1ª
ISBN: 978-972-23-5555-1
Nº de Páginas: 544
Dimensões: 150x230mm



A História Secreta de Donna Tartt
Richard é um jovem que tem tudo para ter um futuro brilhante mas decide ir atrás da sua paixão - Estudos Clássicos. Após receber a resposta positiva da Universidade de Hampden faz as malas e decide deixar a Califórnia. Descobre um mundo novo onde o estatuto e o dinheiro fazem parte da indumentária mas que nem tudo o que brilha é ouro.
A tarefa de se inscrever na língua grega não será fácil, mas lá consegue convencer o professor Julian. Depressa se adapta aos seus colegas de turma, Henry, Bunny, Camilla, Charlie e Francis.  
Entre conversas diplomáticas e sonhos descabidos, Richard descobre que os seus colegas são tudo menos normais. Após vários desafios do Prof. Julian o grupo decide testá-las mas a coisa corre mal. O grupo age sem pensar ao ponto de matar um deles para os encobrir.

A história é narrada por Richard que por vezes invoca o passado da história. Temos de ter cuidado na leitura pois basta saltar uma linha para perder o fio à meada. Richard vai revelando alguns factos sobre o grupo à medida que se desenrolam os acontecimentos. Apesar da universidade ser fictícia há quem afirme que o ambiente se assemelha à mesma onde a autora estudou.
O que torna este livro um pouco fora do normal é o facto de ser relevado desde o início o homicídio que ocorre no livro - um suspense nada misterioso. 


Pontos positivos: A história é cativante logo desde o 1º capítulo. As personagens são muito complexas e instáveis. Henry chega a ser um psico fofinho já Richard deixa muito a desejar. 
Pontos negativos: Há alturas do livro em que a autora exagera "no encher chouriços". O final não é mau mas as personagens passaram por tanto que estava à espera de mais acção e de mais drama. Ficámos sem saber se a polícia descobre o que realmente aconteceu. A ingenuidade de Richard é tão realista que por vezes me deu vontade de lhe bater.

3 comentários:

Diana Fonseca disse...

Parece interessante. E, a tua fotografia ficou muito gira.

C. disse...

ahahaha há personagens assim em que apetece entrar pelo livro e dar dois pares de estalos para ver se acordam...
Beijinhos,
O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

Marta Santos disse...

Quero taaaaanto ler esse livro!
Por agora estou a ler Objetos Cortantes e o livro está-me a prender muito.