10 conselhos para quem esteja a começar um novo emprego/estágio

Ninguém nasce ensinado e no no que diz respeito ao trabalho, ninguém nos dá lições de preparação. Lembro-me de um colega de trabalho que fez tudo o que havia para fazer de errado, e o resultado foi o seu despedimento, mas podemos estar a fazer as coisas bem e ir para a rua na mesma. Sendo assim, temos de dar o nosso melhor e seguir algumas regras.


Boa educação não faz mal a ninguém - Dá os bons dias e dá uma atençãozinha no caso de ires tomar café, pergunta se querem alguma coisa.

Investiga a empresa - Dá-te a conhecer e investiga o pessoal. Nada de Stalker é mais uma prevenção para o futuro. Saber quem é a intriguista a bondosa mas sobretudo a bufa.

Aprende os nomes e as funções das mesmas - Pode dar jeito no futuro, pois podem pedir-te uma coisa a uma ou pedir-te para ir ao departamento tal e saber com antecedência pode poupar alguma repreenda. 



Convive com o pessoal - Se te convidarem para um café depois do trabalho aceita. Conviver com o pessoal do escritório é bom, ficas a conhecê-los e fazer novas amizades nunca é de mais.

Assídua e Pontual - Mostra que já nasceste com os teus dias organizados.


Se alguém precisa de ajuda e tu estás livre, ajuda - Fica sempre bem e ainda ficas a conhecer melhor o pessoal do escritório.

Sorri - Mostra que és uma pessoa simpática e de confiança.

Nunca digas que estás cheia de trabalho - Fica tão mal, vão pensar que estás a acumular tarefas ou que não estás apta para o emprego. 

Nunca trates o teu chefe por tu - Parece parvo mas quando estive a trabalhar, um dos moços tratou uma das sócias por tu e a coisa não correu lá muito bem. 

Mantêm o ritmo de trabalho - Nem que chegues mais cedo, mas prova que aquele trabalho foi feito para ti e cumpre todas as tarefas do dia. 

4 comentários:

killyourbarbies disse...

A coordenadora do projeto em que estou inserida (que, para todos os efeitos, é minha "chefe"), insiste que a tratemos por tu. Eu não consigo - nem é por ser minha superior, é mesmo por ter o dobro da minha idade.

Cat disse...

Estas dicas são top :)
A questão do tratar por tu depende muito da empresa e do meio em que estejamos inseridos. No meu caso, por exemplo, é estranho quando alguém trata alguém com quem se relaciona todos os dias por 'você' porque é um ambiente bem descontraído :)

Anónimo disse...

Numa entrevista de emprego, o "chefe" já me pediu para o tratar por tu. N consegui, claro . Mas pelos vistos na empresa todos se tratam dessa forma

More Than You Know disse...

Dicas excelentes para abraçar novos desafios!