Me before you de Jojo Moyes - Ler faz bem #89

Classificação: 4 estrelas 

Viver depois de ti 
Autora:  Jojo Moyes
Edição/reimpressão:06-2013
Editor:Porto Editora
Páginas:448

Viver depois de ti de Jojo Moyes
Lou Clark fica sem o seu 1º emprego. Não tendo muita experiência nem grandes estudos é-lhe proposto tratar de uma uma pessoa com deficiência. Acaba por ir para a casa dos Traynor, onde conhece Will. Will é um homem bonito que perdeu a sua força de viver após o acidente. A mãe de Will contrata Lou na esperança que a mesma consiga dar alegria à vida de Will. Nem sempre será fácil, mas a amizade surge aos poucos e ambos revelam o que eram e o que querem ser.


Gostei de ler em inglês, foi a primeira vez e de certeza que não será a última. Apesar de ser considerado um romance, não achei o livro uma lamechice pegada, só lá mais para o fim. 
A Lou chega a um certo ponto que enerva mas ela nem é má pessoa. Já Will tem todos os motivos para estar infeliz da vida mas podia fazer um esforço para não magoar os outros. O livro aborda um tema tabu - a eutanásia - que na minha opinião podia ter sido mais explorado pela autora. 
Não sei se já repararam mas este livro parte da ideia do filme "Les Intouchables". Foi uma ideia de génio, tornar uma amizade em amor, boum! Sucesso garantido! 
Se já viram o filme e não leram o livro, tenho a dizer o seguinte - Ide ler o livro porque o filme está muito mal adaptado. Esqueceram-se de pequenos detalhes que iriam mudar de todo a história. A personalidade da Lou é assim por causa de um certo acontecimento que nem no filme aparece. 
Sim, existe continuação mas eu prefiro morrer na ignorância... Prefiro pensar que este livro é filho único.

Pontos positivos: Abordar o tema eutanásia, apesar de ter sido só ao de leve.
Pontos negativos: Patrick, o namorado da Lou. 


7 comentários:

Catarina disse...

Também li o primeiro e vi o filme e ainda não me decidi quando ao segundo também. Por agora não mas se um dia ele se cruzar comigo talvez leia.

Andreia Morais disse...

Tenho mesmo curiosidade!

Unknown disse...

Continuação de boas leituras para ti e excelente semana,fica bem querida!!

estrela disse...

eu gostei muito do filme!!!
chorei baba e ranho!!!

Maria disse...

Está na minha lista de leituras, mas antes quero ver o filme.

riotdontdiet disse...

por acaso sempre q via alguem a falar do filme - e dps de ver o trailer - so pensava "mas isto é um rip off do filme frances!" que por acaso adorei e como n gosto mto de lamechisses (ok ate gosto mas n é o que prefiro ver/ler) nem liguei mas agr ate fiquei curiosa com o livro!

http://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

Cat disse...

Aii, eu fui daquelas pessoas que começou a ler o livro e desistiu (aquela familia da Lou irritava-me um bocadinho) e vi o filme. Mas agora que dizes que faltaram detalhes, acho que vou voltar a pegar no livro!